ServiceNow Catalog Item variables
No clube ServiceNow de hoje 16/06/2023 falamos sobre a criação de um item de catálogo e mais especificamente de variables ou em português variáveis ou como muitos de nós falamos os campos de um item de catálogo.
O que são variables?
As variáveis permitem que você especifique perguntas para um item do catálogo para que os usuários entrem com as informações em um item de catálogo, no Catálogo de Serviços, sobre este assunto já falamos.
Variáveis do catálogo de serviço são perguntas/informações sobre escolhas dos usuários/clientes para especificar e definir a solicitação, apoiam a definir a estrutura, são utilizadas para receber detalhes da solicitação que serão utilizadas pelo ServiceNow para determinar um grupo de atendimento e também apoiar o analista responsável pelo atendimento a solucionar o item minimizando a iteração com o usuário solicitante.
Mas aqui falamos sobre variáveis e os tipos de variáveis, temos diversas algumas formas de perguntar / levantar informações nas requisições e podemos ter diferentes entradas como:
- Text / Texto
- Choice / Escolha
- Date / Data
- Table / Tabela
- Dentre outros
What is Variable set? — O que é um variable Set?
Variable set (conjunto de variáveis) é uma coleção de variáveis que é reutilizável e podemos definir variáveis de usuário em vários itens de catálogo e guia de pedidos.
É um recurso que permite agrupar e organizar um conjunto de variáveis relacionadas em um único objeto reutilizável. Ele é usado principalmente em formulários e fluxos de trabalho para coletar informações e dados específicos dos usuários.
Um Variable Set é uma maneira conveniente de agrupar variáveis relacionadas em uma única unidade lógica. Isso facilita a organização e a reutilização dessas variáveis em diferentes contextos, evitando a necessidade de recriar as mesmas variáveis repetidamente.
Ao criar um Variable Set, você pode definir várias variáveis dentro dele, cada uma com seus próprios tipos de dados, opções de visualização e configurações. Por exemplo, um Variable Set relacionado a uma solicitação de compra pode incluir variáveis como “Quantidade”, “Item”, “Fornecedor” e assim por diante.
Uma vez criado, um Variable Set pode ser usado em vários lugares no ServiceNow, como em formulários de solicitação, fluxos de trabalho, catálogos de serviços, entre outros. Isso promove a consistência e a padronização na coleta de informações dos usuários, além de facilitar a manutenção e atualização das variáveis em um único local.
Qual a diferença entre um variable e um variable set?
What is the difference between variables and Variable Set?
Uma variável está relacionada a um item de catálogo
•ou seja está diretamente relacionada ao ITEM e não se repete em outros itens de catálogo
•Especifica para o item, para o atendimento dele, geralmente uma informação para atendimento que raramente compões métricas ou precisa ser consultada em pesquisas
•Sem Reusabilidade
•Reportabilidade baixa
Um Variable set / conjunto de variáveis está relacionada a um ou mais itens de catálogo,
•Ou seja, o valor se repete e tem o mesmo objetivo em vários itens de catálogo
•O Variable Set geralmente é criado para um processo global, ou para um grupo de processos que exigem sempre os mesmos dados. Exemplos:
•global: Conjunto de variáveis comuns para TODAS as requisições
•Processo : Conjunto de variavel de telefonia, onde existem campos que solicitam tipo de telefonia e já possuem o campo NUMERO DE TELEFONE com todas as máscaras necessárias para o processo
•Reusabilidade alta -> pode ser colocado em todos os itens de catálogo refletindo as variáveis, ao alterar o variable SET todos os itens de catálogo que o possuem são atualizado automaticamente.
Reportabilidade alta -> Poderão ser feitos relatórios com base nos campos existentes no item de catálogo do variable SET e o Report apresentará TODOS os itens de catálogo que possuem essas variáveis. -> exemplo: tenho mais de 1 item de telefonia, mas todos tem a variable set com o campo telefone, então posso Pesquisar ou fazer relatórios de ITENS solicitados por telefonia, ou por ddd
Exemplos de entrada de texto
Mult-Line
Option
Choice
Data