Tiago Macul
3 min readJan 2, 2024

--

Em português

ServiceNow Discovery é um módulo da plataforma ServiceNow. Ele automatiza o processo de identificação e registro de ativos de TI em toda a infraestrutura de TI. Essencialmente, ele verifica dispositivos em rede, servidores, armazenamento, bancos de dados e outros componentes de TI e mapeia as relações entre eles. Isto ajuda as organizações a manter uma visão atualizada da sua infraestrutura de TI, melhorando a sua capacidade de gerir ativos, resolver problemas e garantir a conformidade. A descoberta pode detectar mudanças no ambiente de TI, facilitando o gerenciamento eficaz dos recursos pelas equipes de TI.

Muitas empresas que possuem o ServiceNow não usam o ServiceNow Discovery. Em vez disso, eles usam uma de suas ferramentas de monitoramento, como Solarwinds, Datadog, Nagios, ou, em alguns casos, usam ferramentas de gerenciamento de endpoint, como SCCM, Intune, etc., para gerenciar também dispositivos de data center.

Cada uma destas ferramentas tem uma finalidade e embora os seus métodos de recolha de dados possam ser semelhantes, os dados que recolhem e armazenam são diferentes por razões óbvias. Quando as empresas conectam essas ferramentas ao ServiceNow e trazem os dados para preencher o CMDB, elas perdem muitas complexidades que o CMDB oferece em termos de relacionamentos.

Por exemplo, quando o ServiceNow Discovery descobre uma nuvem pública, ele descobre as contas ou assinaturas, depois os data centers lógicos, regiões e zonas e, por fim, os recursos individuais. Em alguns casos, também são criadas as relações entre os recursos.

Ao trazer dados dessas ferramentas externas de descoberta ou monitoramento, eles não entendem implicitamente a hierarquia de classes do ServiceNow CMDB e o resultado disso seria um CMDB sem as informações completas. Não estou dizendo que você deve preencher todos os atributos possíveis no CMDB. Implementar um CMDB é uma arte e só vi algumas implementações excelentes de CMDB. A maioria das empresas luta para preencher os dados básicos. Para poder aplicar eficazmente controlos de alterações e compreender de forma eficiente o impacto da infraestrutura nos negócios, é necessário um CMDB preciso e completo.

O que é um CMDB completo? Isto precisa ser definido por cada uma das organizações que o implementam. Como eu disse, você não precisa de 300 atributos para gerenciar sua infraestrutura, mas precisa de vários atributos para poder tomar as decisões corretas ou fazer a triagem de uma interrupção. Defina quais atributos podem ajudá-lo a se recuperar de um incidente ou analisar o impacto dos serviços e garantir que esses atributos sejam preenchidos.

O poder do ServiceNow Discovery reside aqui, pois ele foi desenvolvido para preencher os atributos e relacionamentos corretos e, especificamente, nas classes de CI corretas, ao contrário de outras ferramentas que fornecem dados ao CMDB. É um excelente produto, relativamente fácil de implementar, excluindo alguma possível complexidade baseada na infraestrutura da organização. Se você tiver dúvidas, habilite-o em uma de suas instâncias do ServiceNow de não produção e crie uma prova de conceito para esclarecer suas dúvidas antes de licenciá-lo para uso em produção.

Só há mais uma coisa! A ServiceNow tem tentado alinhar os dados de diferentes fontes com a hierarquia de classes do CMDB usando conectores do Service Graph. Esses conectores usam Identificação e Reconciliação do CMDB (IRE) e preenchem as classes e atributos de CI corretos e constroem relacionamentos apropriados. Não é perfeito, mas faz um excelente trabalho ao usar os dados disponíveis para preencher o CMDB.

Se você ainda não experimentou o ServiceNow Discovery, experimente em uma de suas instâncias que não sejam de produção. Você vai se surpreender.

--

--

No responses yet