Em português.....
Existem várias maneiras de construir algo na plataforma ServiceNow. Os desenvolvedores projetam soluções com base em suas habilidades, experiência e pensamento OOTB. Mas há apenas mais um elemento que os desenvolvedores e arquitetos precisam considerar antes de criar soluções na plataforma.
Mesas Personalizadas!
Quando você começa a aprender o ServiceNow e explora os recursos, tende a criar tabelas personalizadas e construir scripts de cliente e regras de negócios nelas. Embora isto seja bom para a aprendizagem, implementar soluções na realidade é diferente e requer um processo de pensamento diferente.
A ServiceNow mudou o modelo de licenciamento em torno do lançamento Londres/Madrid e anunciou um novo modelo de assinatura que permite aos clientes criar uma série de tabelas personalizadas com base em seu nível de licenciamento.
Antes de falarmos sobre o modelo de licenciamento para tabelas customizadas, o que é Tabela Customizada?
Uma nova tabela criada pelo cliente ou seus parceiros no escopo Global ou outro Escopo de Aplicativo criado pelo ServiceNow ou um Escopo de Aplicativo Personalizado é contado como uma Tabela Personalizada.
Ok, e daí? ServiceNow restringiu os clientes quanto ao número de tabelas personalizadas que eles podem criar. Por exemplo, ao licenciar ITSM, você pode estar em um dos níveis — Standard, Professional, Enterprise. Cada um desses níveis oferece a licença do App Engine Starter com uma contagem de tabelas personalizadas agrupadas. ITSM Standard oferece 25 tabelas personalizadas e Professional e Enterprise oferecem 50 tabelas personalizadas. Isso permite criar tabelas personalizadas dentro desses aplicativos, neste caso ITSM. Ao ultrapassar esse número de tabelas personalizadas, você terá que adquirir uma licença do App Engine para criar mais tabelas personalizadas. Além disso, o ServiceNow espera que você mapeie tabelas personalizadas para assinaturas correspondentes no Gerenciamento de assinaturas. Não fazer isso pode causar problemas de conformidade de licença e custos de atualização.
Isso significa que estou limitado com o que posso construir? Sim e Não. Os clientes que tinham tabelas personalizadas antes da introdução deste modelo de licenciamento tiveram suas tabelas existentes protegidas, mas quaisquer novas tabelas personalizadas serão contadas para seus direitos de licença. Para uma instância construída em torno de muitas tabelas personalizadas, isso é um problema e precisará de algum tipo de reformulação. Embora as soluções personalizadas sejam geralmente desaprovadas, essa é a realidade.
No entanto, o ServiceNow é generoso. Se você estiver familiarizado com o conceito de extensão de tabelas no ServiceNow, poderá estender qualquer classe de IC do CMDB gratuitamente ou a tabela Data Lookup Matcher gratuitamente até 1.000 tabelas. Além disso, qualquer tabela de conjunto de importação que você criar é gratuita e há várias outras tabelas que você pode estender gratuitamente. Elas não são contabilizadas na contagem de tabelas personalizadas e são chamadas de Tabelas Isentas.
Isso é explicado melhor na documentação do ServiceNow: https://www.servicenow.com/content/dam/servicenow-assets/public/en-us/doc-type/legal/custom-table-guide.pdf
Seja cauteloso ao projetar uma solução ou funcionalidade. Leve em consideração como sua solução pode impactar o licenciamento. Só porque algo funciona, não é a solução certa. Caso você tenha mais dúvidas, fique à vontade para entrar em contato!